Você está em: Index >> Pesquisas



Pesquisas:

A Soma Opinião & Mercado está apta a realizar tanto pesquisas quantitativas, quanto pesquisas qualitativas,  conforme a necessidade do cliente. Em Últimas Pesquisas Realizadas é possível realizar download de algumas pesquisas publicadas na mídia local. Em Pesquisa de Audiência é possível observar o rank das rádios FM na região do Distrito Federal e entorno. Já em Pesquisa de Avaliação é possível acompanhar os índices de popularidade do governador do Distrito Federal conforme pesquisas realizadas periodicamente na cidade. A seguir uma breve descrição de alguns tipos de pesquisa que a Soma Opinião & Mercado realiza:


Pesquisa Quantitativa  

 Em pesquisas quantitativas os resultados obtidos são indicadores numéricos, o que possibilita análises estatísticas. Tais resultados refletem a realidade do universo em questão e são expressos por meio de números absolutos, proporções ou taxas. A primeira razão para se conduzir uma Pesquisa Quantitativa é descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. A Pesquisa Quantitativa, também chamada de Pesquisa Fechada, é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes, preferências como comportamentos. Todo esse processo exige rígidos procedimentos internos de controle que visam garantir a eficiência no levantamento de campo e a fidedignidade dos resultados. A pesquisa quantitativa busca a apuração das opiniões claras e conscientes emitidas pelos entrevistados, possibilitando a elaboração de tabelas, gráficos e cruzamentos com os dados obtidos. Para tanto, utiliza-se questionários estruturados e amostras definidas estatisticamente, já que são elas que irão representar as tendências, opiniões e expectativas de determinado universo estudado. As questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável.

Clique aqui para pedido de orçamento.

Topo


Pesquisa Qualitativa
          

Com a pesquisa Qualitativa busca-se, através de Grupo de Discussão ou Grupo Focal, investigar pontos de vista com maior profundidade, fornecendo informações de cunho subjetivo.  A Pesquisa Qualitativa, também chamada de Pesquisa Aberta, revela áreas de consenso, tanto positivo quanto negativo, nos padrões de respostas. Ela também determina quais idéias geram uma forte reação emocional. Além disso, é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias. No entanto, a Pesquisa Qualitativa não possibilita amostras do tamanho da Quantitativa, nem a apresentação de dados em forma de tabelas ou gráficos. Desta forma, a Pesquisa Qualitativa costuma ser seguida de um estudo quantitativo. Depois de descobrir porque uma pessoa poderia comprar ou responder de determinada forma, é relativamente fácil contar quantas pessoas pensam da mesma forma, através da Pesquisa Quantitativa. Tal investigação possibilita uma percepção detalhada de como determinado grupo social avalia um produto, conceito, idéia ou organização. Para realizá-la dispomos de uma ampla Sala de Espelho, com  estrutura completa para pesquisa com grupos de discussão.
Cabe salientar que há também o método de pesquisa do “Cliente Secreto / Mistery Shopper”, que se caracteriza por uma simulação na qual o pesquisador se passa por um consumidor para avaliar e testar produtos/serviços de determinada empresa.

Clique aqui para pedido de orçamento.

Topo


Pesquisa Eleitoral
           
A partir de uma Pesquisa Eleitoral, avalia-se o perfil de um eleitorado, com intuito de disponibilizar ao cliente dados sobre suas preferências, demandas, atitudes e aspirações. Uma pesquisa eleitoral possui amplo campo de aplicação. Esse tipo de pesquisa é extremamente útil para traçar estratégias de campanhas, mas também para informar o eleitorado sobre a aceitação, rejeição e/ou posição dos candidatos em uma determinada eleição. Seus resultados auxiliam na tomada de decisões políticas, pois o conhecimento oriundo desta prevê o retrato do pensamento e das ambições de determinado eleitorado dentro de um cenário político específico.  

Clique aqui para pedido de orçamento.
       

Topo


Pesquisa de Mercado

As pesquisas de mercado têm como finalidade analisar questões relativas aos planos de produção, distribuição e propaganda de uma empresa ou instituição. A intenção deste tipo de pesquisa é fornecer dados empíricos para a implementação de estratégias publicitárias e administrativas em fina sintonia com o público consumidor. Pode-se investigar a  aceitação ou viabilidade de determinado produto, idéia e/ou estratégia. Seus resultados embasam posturas mercadológicas coerentes que propiciam uma melhor imagem para um produto, marca, empresa ou instituição, além de possibilitar uma melhor relação com o público consumidor.

Clique aqui para pedido de orçamento.

Topo


Pesquisa de Audiência

Através deste tipo de pesquisa é possível  acompanhar a dinâmica, evolução e tendência  da audiência de determinado meio de comunicação. A pesquisa de audiência fornece informações que possibilitam delinear estratégias coerentes para os veículos de comunicação, embasadas em dados empíricos, com intuito de melhorar sua relação com o telespectador, leitor ou ouvinte e, conseqüentemente, melhorar sua audiência. A Soma Opinião & Mercado já realiza atualmente este tipo de pesquisa para a mensuração da audiência das rádios FM, no Distrito Federal e entorno Próximo. Para acesso à pesquisa completa, entre em contato para um pedido de orçamento.

Topo